Justiça Eleitoral promove cidadania – Eleitor do Futuro em Garanhuns

Visual Hunt

A equipe do programa Eleitor do Futuro promoveu uma série de ações e aulas em Garanhuns na última semana com apoio da Secretaria de Educação do Estado, para promover a palestra-aula Exemplos de Superação, uma ação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), implantada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

O TRE-PE, desde 2006 através da EJE/PE, implantou e vem promovendo, com as escolas públicas e particulares do estado de Pernambuco, a capacitação de crianças e adolescentes – de 07 a 17 anos de idade – ações educativas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas. O objetivo do programa é esclarecer aos jovens o papel que tem o voto para uma cidadania efetiva e sua importância na realização de avanços para a sociedade.

Para o coordenador da EJE, Eduardo Japiassú, “Dialogar com os jovens sobre o ato de votar e ser votado, da escolha dos nossos representantes, da consolidação da democracia, tudo isso faz do Programa Eleitor do Futuro um importante veículo na formação de eleitores mais conscientes dos seus direitos e deveres”.

Nos dias 04/09, 05/09 e 06/09, antes do encontro com o presidente do TRE-PE, o secretário da EJE Eduardo Japiassú e o servidor Jeovane Ramos fizeram palestras do Programa Eleitor do Futuro em escolas do Agreste Meridional. O servidor do TRE-PE e chefe de cartório Álvaro Pastor do Nascimento foi o convidado para conversar com os jovens sobre sua história de superação. As escolas contempladas foram: EREM Sebastião Tiago de Oliveira, em Jupi, Escola Elpídio Barbosa Maciel, em São Bento do Una, EREM Francisco Madeiros e Escola Senador Aderbal Jurema, em Garanhuns, EREM Luiz Pereira Júnior, em Caetés, EREM Regina Pacis, em Palmeirinha e EREM João Fernandes da Silva, no município de São João.

Durante o encontro que serå realizado dia 14/09, após assistirem e entenderem os conteúdos previamente palestrados nas escolas participantes, alguns alunos farão apresentações para o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Barros Figueiredo, sobre o que entenderam do Programa Eleitor do Futuro e a importância de exercer a democracia de forma consciente. Os depoimentos motivacionais serão ministrados pelos convidados do presidente; o vice-diretor da EJE e desembargador eleitoral Dr. José Raimundo dos Santos Costa e o juiz da vara da infância e juventude da comarca de Caruaru Dr. José Fernando Santos de Souza.

O desembargador eleitoral e diretor da EJE, Dr. Delmiro Dantas Campos Neto, ressalta que “Em 2017 o Projeto Eleitor do Futuro recebeu uma nova abordagem, com a participação das autoridades percorrendo a região do Araripe, Vale do São Francisco, Região Metropolitana do Recife e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Agora, chegando no Agreste do Estado teremos em Garanhuns a primeira palestra do Eleitor do Futuro Exemplos de Superação e uma inédita apresentação.”

O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, com apoio da Gerência Regional de Educação em Garanhuns (GRE-Garanhuns) e terá apoio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que disponibilizará uma maquete virtual interativa sobre o uso consciente dos recursos hídricos.

Serviço:
Programa Eleitor do Futuro:
Quinta-feira (14/09), às 14 horas
Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA)

Compartilhe

Mais em Notícias Destaque Home

0 Comentários

Deixe o seu comentário!