10 curiosidades do mundo cervejeiro (por Rivaldo Neto)

01- A primeira cerveja em lata da história foi a norte-americana Krueger’s, lançada em 1935 e precisava de uma abridor e latas para tomá-la.

1 pergunta

02 – Enchente de cerveja? Sim! Em 17 de outubro 1814, quatrocentos mil galões de cerveja Porter romperam um tanque e destruíram um bairro pobre na periferia de Londres. Foi com a cervejaria The Horse Shoe. Tal tragédia matou 8 pessoas.

2 pergunta

03 – Benjamin Franklin foi jornalista, editor, autor, filantropo, político, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, enxadrista e por fim inventor do Pára-Raio. Mas também é autor da célebre frase: “A cerveja é a prova viva que Deus nos ama e nos quer ver felizes”.

3 pergunta

04 – Que tal se especializar e ser uma zitólogo? O prefixo ”Zito” vem do latim “zythum” e do grego “zithos”. Significa bebida feita a partir da fermentação da cevada germinada, fabricada pelos antigos egípcios. Sendo assim, a zitologia é o estudo da cerveja, o zítólogo é quem estuda a cerveja e a zitogastronomia é o estudo da cerveja sob a ótica gastronômica, quer dizer, é o ramo em que se estuda a cerveja enfocando em sua constituição, pela composição de ingredientes, de aromas, texturas, cores, sensações e combinações.

4 pergunta

05 – Snow! Sim. Snow. Não estamos falando do Rei do Norte, John Snow, do seriado Game of Thrones, Snow é o nome da cerveja mais consumida no mundo. A bebida é produzida pela China Resources Snow Breweries, por meio de uma joint venture criada em 1994 entre a SAB Miller e a China Resources Enterprise Holding. Produz 51,2 milhões de hectolitros ao ano, logo atrás vem a Bud Light, com 48,4 milhões.

5 pergunta

06 – O lugar onde mais se bebe cerveja no mundo por habitante é a república Tcheca. Mas onde mais se bebe cerveja no mundo também é na China. “Modestos” 48,9 bilhões de hectolitros. Em segundo lugar vem o tio Sam com 22 bilhões.

6 pergunta

07 – Na Alemanha, no século XIX, as mães tinham o costume de tomar até sete canecas de cerveja por dia e acreditavam que isso era necessário na produção de leite materno e assim alimentar melhor os seus filhos.

7 pergunta

08- Sabe qual a cerveja mais cara do mundo? A La Vieille Bon Secours que só é servida em um lugar, no bar Bierdrome, em Londres. Custa 1 mil dólares a garrafa.

8 pergunta

09 – Você sabe que as cervejas trapistas são feitas por monges, em seus mosteiros. E o que se arrecada é usado em obras sociais? A denominação “Trapista” surgiu em 1662, no mosteiro cisterciense de Nôtre-Dame de La Trappe, quando foi reformado pelo fundador da “Ordem Trapista”, Armand-Jean Le Bouthllier de Rancé. Apenas 11 no mundo possuem seu selo de autenticidade.

9 pergunta

10 – Você tem? Ou algum amigo seu sofre de cenosilicafobia? Bom, esse é o nome dado ao indivíduo que tem pavor de ver um copo de cerveja vazio (ou de outra bebidas alcoólicas no geral). A palavra cenosilicafobia vem do grego “Kenos”, que significa vazio. Essa fobia na verdade eu acho que é o tic nervoso de todo o cervejeiro que se preza….

10 pergunta


MUNDO CERVEJEIRO

acaverna

 

 

A cerveja pernambucana Manguezal está lançando o seu novo rótulo, que por sinal ficou excelente. A criação foi de André Melo, e foi utilizado aspectos naturais dos manguezais, dando destaque a árvore rhizophora mangle com sua raízes entrelaçadas. Local: A Caverna, na rua Fernando Lopes, 78, Graças no dia 19 de agosto, as 16h.

 

 

 

 


neto

*Rivaldo Neto é designer e apreciador de boas cervejas (neto@revistaalgomais.com.br)

Compartilhe

Mais em Rivaldo Neto

1 Comentário

Leia Soares

11 de agosto de 2017 às 18:33

Arrasou, Rivaldo Neto!

Deixe o seu comentário!